Ticker

6/recent/ticker-posts

Corinthians jogará o resto da primeira fase da Libertadores sem torcida

Depois da morte do garoto boliviano, ocorrida no jogo entre San José e Corinthians, na noite desta quarta-feira, a Conmebol decidiu o futuro do clube brasileiro. De acordo com a entidade, o Corinthians jogará todos os jogos de portões fechados enquanto o processo estiver em andamento ou em um prazo máximo de 60 dias. O clube pode recorrer da decisão da Unidade Disciplinar da entidade sul-americana. Além de não poder contar com seus torcedores no jogos em casa, a equipe também não terá a torcida ao lado nos jogos em que for visitante. Assim as partidas do Corinthians como mandante, serão disputadas de portões fechados. Nos jogos que o clube disutará como visitante, seus torcedores não terão acesso a ingressos. Com quase todos ingressos já vendidos para as partidas contra Tijuana e Millonarios, o clube deve se manifestar em relação às medidas que serão tomadas. Vale lembrar que o Corinthians também tem o programa de sócio-torcedor. O comunicado oficial foi:

1. Que todas as partidas do Corinthians como mandante na Copa Bridgestone Libertadores sejam feitas de portões fechados.

2. Os clube que enfrentarem o Corinthians no torneio sejam proibidos de vender ingressos ao Corinthians e seus torcedores.

Achei correta a atitude da Conmebol em punir a torcida e não o clube. Na manhã de ontem foi anunciado que o Corinthians poderia ser eliminado da Libertadores, e isso seria injusto com o clube, pois seia punido por um ato irresponsável da torcida, e não do clube. A torcida do Corinthians vêm a cada ano se mostrando mais irresponsável e agressiva. Não apenas por esse fato que causou a morte de um adolescente, mas por sempre criar encrencas com torcidas adversárias, partido para agressões e espancamentos. Mas além de culpar a torcida, que foi a principal responsável, também temos que culpar a segurança e o clube do Sán José, pois o clube tem a obrigação de garantir a segurança de seus torcedores, ou seja, não poderia deixar nenhum torcedor entrar com objetos que podem afetar de alguma forma um ser humano. Como sempre o homem só tende a aprender as coisas erradas depois que elas terminam em tragédia, e como no episódio de Santa Maria, onde a boate Kiss foi incendiada, causando a morte de centenas de jovens. É bem provável que de agora em diante estes artefatos sinalizadores sejam proibidos em todo o mundo. Mas acima de tudo espero que a segurança de revistas policiais e detector de metais antes da entrada dos torcedores nas partidas melhore, e que as diretorias dos clubes aperfeiçõem mais este sistema, diversas vezes entrei em estádios sem ter sido revistado.

Kevin Beltran Espada, o jovem torcedor do Sán José morto pelo sinalizador