Ticker

6/recent/ticker-posts

Eleição dos melhores do ano pela FIFA

A cada ano a FIFA torna as premiações dos melhores jogadores do ano um "prêmio de consolação". Está certo que algumas dessas premiações são por meio de votações, mas alguns fatos ocorridos hoje foram completamente inexplicáveis. Primeiro: porque o gol de Messi na Copa do Mundo, diante da Nigéria, estava concorrendo ao Puskas? Acho que o próprio Messi fez mais gols bonitos na temporada, mas precisavam colocar ele em alguma disputa, já que na dos três melhores do ano ele não estava. Segundo: Como pode o Salah estar entre os três melhores jogadores do mundo, mas não estar na Seleção do Ano? No mínimo bizarro. Terceiro: Courtois foi eleito o melhor goleiro do ano, mas De Gea foi o goleiro da Seleção do Ano. 



O Gol do ano, prêmio Puskas, é eleito de maneira popular, e foi conquistado por Salah, porém achei um dos gols mais simples entre os concorrentes. Fora o gol de Messi, que foi um gol comum, todos eram gols que tinham grande beleza ou dificuldade, mas convenhamos que as bicicletas de Cristiano Ronaldo e Bale, o voleio de Arrascaeta e o gol "inominável" de Riley McGree eram os muito acima dos demais. 



Quanto ao prêmio de melhor jogador do mundo, temos outro tipo de votação, onde os técnicos e capitães das seleções, além de seletos jornalistas têm o poder do voto. Modric venceu, assim como na Copa do Mundo, onde eu também fui contra seu prêmio. Acredito que na primeira fase da Copa ele realmente foi o grande jogador, mas não foi bem das quartas em finais em diante, e jogadores como Pogba, Mbapé e Hazard mereciam muito mais o prêmio. Modric sem dúvida teve um grande ano, e acho justo sua presença entre os três melhores do mundo, mas Salah e Cristiano Ronaldo foram muito superiores e mais decisivos. 



Nesta última temporada eu sinceramente não acompanhei muito o futebol feminino, por isso não posso opinar que com certeza Marta foi a melhor jogadora do ano, mas ela sempre será a rainha do futebol, e qualquer prêmio para ela eu sempre acharei justo. Agora Marta se torna a maior vencedora da Bola de Ouro da FIFA, com seis prêmios, superando Messi e CR7, que possuem cinco.



Por fim, a Seleção do Ano, que foi formada por:

Goleiro: David de Gea (Manchester United)

Lateral-direito: Daniel Alves (Paris Saint-Germain)

Zagueiro: Raphaël Varane (Real Madrid)

Zagueiro: Sergio Ramos (Real Madrid)

Lateral-esquerdo: Marcelo (Real Madrid)

Volante: N'Golo Kanté (Chelsea)

Meia: Luka Modric (Real Madrid)

Meia: Eden Hazard (Chelsea)

Atacante: Lionel Messi (Barcelona)

Atacante: Kylian M'Bappé (Paris Saint-Germain)

Atacante: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Juventus)

Tendo coerência, Courtois, que foi eleito melhor goleiro do mundo, deveria ter sido também o goleiro do ano. Carvajal foi muito superior a Daniel Alves, que cometeu falhas na Liga dos Campeões e teve exibições abaixo da média no Campeonato Francês. Concordo com a eleição dos dois jogadores de defesa, do lateral Marcelo, e todo o meio de campo, mas discordo totalmente da falta de Salah no ataque, já que ele concorreu ao prêmio de melhor do mundo, e Messi e Mbapé não. É por isso que falo que este prêmio é de consolação, pois como Messi não ganhou nada e nem foi finalista na Bola de Ouro, resolveram dar uma vaguinha pra ele na Seleção do Ano.