Ticker

6/recent/ticker-posts

Análise da Série B 2013

Como já imaginávamos antes de iniciar a competição, o Palmeiras foi campeão com facilidades. Além de contar com o trabalho de um bom técnico, Gilson Kleina, o verdão fez boas contratações, e ainda por cima teve a volta do bom futebol do ídolo Valdívia. Isto provou que a mudança de diretoria fez muito bem ao clube, que além das glórias na temporada, fez as pazes com a torcida, e agora tem tudo para fazer uma grande temporada de volta a série A.


A vice-campeã, Chapecoense, foi a grande surpresa da competição. Com uma folha salarial inferior a R$ 500.00,00 e recém chegada na competição, poucos imaginavam no acesso. Apesar de nós, catarinenses, conhecermos a força do time do oeste do estado, não apostaríamos que o mesmo ficaria a frente de todos os rivais de Santa Catarina e ainda de outros favoritos ao acesso, como Sport, Atlético Goianiense, Ceará e América Mineiro. A equipe começou avassaladora na competição, já largando na frente desde a primeira rodada. Manteve o ótimo desempenho ao longo da competição, contando com os gols do artilheiro Bruno Rangel. Nas últimas rodadas tropeçou com muitos empates, mas a "gordura" acumulada deu o vice-campeonato ao time.


Terceiro colocado, o Sport viveu momentos instaveis no início da competição. O time pernambucano era um dos favoritos ao acesso e contou com "pé calibrado" de Marcos Aurélio. Apesar de não começar bem o campeonato, mostrou a força de seu elenco e se reabilitou, principalmente após a chegada do técnico Geninho, que arrumou a "casa".


Já a quarta vaga, esteve em aberto até o final. O que pareceu foi que os times que estavam disputando-a não faziam muita questão da mesma. Primeiramente o América Mineiro teve a oportunidade, e foi desperdiçando suas chances com derrotas inesperadas, como a do Paysandú em pleno estádio Independência. Outro time que esteve cotado para subir foi o Joinville, que ficou um bom tempo no G-4, mas com problemas internos e derrotas dentro de sua casa, como para o ABC, com dois jogadores a mais em campo, fizeram o time despencar na tabela. Em seguida o Avaí, que chegou a ficar dez partidas sem perder, e teve o acesso na mão, porém após a derrota de 4x0 para o rival Figueirense, não conseguiu repetir as boas atuações e perdeu mais quatro jogos seguidos. A polêmica com salários atrasados e a falta de comprometimento de alguns jogadores fizeram com que o time terminasse a competição em décimo lugar. Ceará e Icasa tinham as melhores chances de acesso até a penúltima rodada, mas ao enfrentarem os dois primeiros colocados da competição, sucumbiram, deixando o Figueirense com as melhores chances do acesso, conquistado após o empate com o Bragantino. Sinceramente acho que nunca estev tão fácil subir como neste ano, onde na disputa da quarta vaga o time que foi menos incopetênte a levou.


Quanto aos rebaixados, a grande surpresa foi o São Caetano, que no papel, tinha um bom time, inclusive com a presença do penta-campeão Rivaldo. Já o ASA e o Paysandú, tiveram um mal retrospecto desde o início do campeonato, e não conseguiram evitar o rebaixamento. Por último, o Guaratinguetá, precisava apenas vencer uma partida das últimas cinco a disputar. O time perdeu todos os confrontos, e fez por merecer a volta a série C.


Revelação:
Lucas Lima (Sport)

Melhor jogador:
 1- Valdívia (Palmeiras)
 2- Bruno Rangel (Chapecoense)
 3- Marcos Aurélio (Sport)

Artilheiro:
Bruno Rangel (Chapecoense) - 31 gols

Técnico:
Gilmar Dal Pozzo (Chapecoense)

Seleção da série B:

1- Tiago Volpi (Figueirense)
2- Patric (Sport)
3- Henrique (Palmeiras)
4- Rafael Lima (Chapecoense)
5- Eduardo Costa (Avaí)
6- Juninho (Palmeiras)
7- Magno Alves (Ceará)
8- Athos (Chapecoense)
9- Bruno Rangel (Chapecoense)
10- Valdívia (Palmeiras)
11- Marcos Aurélio (Sport)