Hoje em dia quando vamos comprar uma nova chuteira, nas lojas ou pela internet mesmo, temos uma variedade muito grande de marcas e modelos de chuteiras que chega até a ficar difícil se contentar com apenas uma. Mas, no passado, os primeiros modelos de chuteiras eram parecidas com botas e pesavam cerca de 1kg e ainda no início não tinham travas. Além de jogar futebol, os atletas travavam outra batalha: conseguir parar em pé. A partir deste problema, com permissão da regra, aparecem as travas, que precisavam ser de couro, e com no máximo 1,27cm. Outra curiosidade destas chuteiras, era que onde encaixaria-se o dedão do pé havia um reforço, pois nesse tempo ainda não se tinha nenhum chute específico, nem grandes lançamentos, o jeito de jogar era mesmo chutando bicudas.
Com esse peso todo na hora de chutar a bola, os jogadores ainda sentiam dificuldade em arrematar com eficiência. Para melhorar o quesito, os irmãos Dassler realizaram algumas operações no calçado: os canos baixaram, as travas podiam ser trocadas de acordo com o gramado e o peso caía pela metade. À medida que o futebol evoluía, os calçados também se modificavam, muitas vezes com a reclamação dos jogadores. Numa dessas evoluções, as empresas do ramo esportivo passaram a utilizar couro de vaca para fabricar o produto. Este tecido dava maior controle de bola, ajudava a direcionar melhores os chutes e era ainda mais leve, o que beneficiou a qualidade do jogo.
Apareceram grandes empresas industrializando as chuteiras, aparecendo então a Adidas, do alemão Adi Dassler, que cria chuteiras com travas removíveis e tecido de couro de canguru. A Adidas reinou por cerca de vinte anos no mercado das chuteiras, buscando a imagem de grandes jogadores para divulgar sua marca. Mas foi a Puma, criada por Rudolf Dassler (irmão de Adi), que fez com que o maior atleta do futebol, Pelé, utilizasse sua chuteira , na Copa de 70, se tornando uma grande concorrente da Adidas.
Adi Dassler e a chuteira Adidas |
Chuteira Puma King, usada por Pelé na Copa de 70 |
A Adidas volta com força total, revolucionando novamente, e a nova aposta eram chuteiras cada vez mais leves, criando então a marca Copa Mundial, que faz sucesso até hoje. O calçado pesa apenas 270g. Destaque para Maradona e Platini, que utilizaram a marca por muitos anos e copas.
Com a modernização do futebol, a marca americana Nike chega ao mercado revolucionando com um padrão de cores de chuteiras diferentes das outras - sempre de cor preta - travas longitudinais em formato de quadrado ou lâmina, pesando apenas 200g. A marca virou uma grande febre, sendo exposta, principalmente, pelo melhor jogador da época, Ronaldo.
Os modelos atuais pesam cerca de 150g e existem nas mais variadas cores, de branca a roxa, e a cada ano a variedade é ainda maior, sempre em busca da perfeição. A concorrência mais acirrada do setor ainda se dá entre Adidas e Nike, porém algumas marcas como Asics, Mizuno, Lotto, Puma, Umbro, Kappa, Topper e Penalty apresentam boas, bonitas e baratas opções no mercado.
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