Atual campeã da Copa Africana de Nações, Senegal tem uma forte Seleção e sem dúvidas a mais forte de todas as africanas atualmente.
O técnico Aliou Cissé, foi jogador em 2002, quando o Senegal, em sua primeira participação em copas do mundo, chegou até as quartas de finais.
Agora comandando a equipe, espera chegar pelo menos tão longe quanto a edição de 20 anos atrás.
Como a maioria das seleções africanas, Senegal aposta em força física, velocidade e um futebol alegre para se sair bem na competição.
O time joga em um 4-3-3 e tem a seguinte escalação:
Começa com Mendy, o melhor goleiro do mundo eleito pela FIFA na temporada 2020/2021. Eu até discordo e não acho que esteja nem entre os dez melhores goleiros do mundo, mas é um ótimo goleiro, muito alto, com boa saída do gol e elasticidade.
Na lateral direita quem costuma jogar é Ciss, que na verdade é lateral esquerdo, inclusive é canhoto. Ele atua no Nancy, tem 32 anos e costuma apoiar com muita eficiência, tanto é que nas últimas três temporadas marcou 11gols.
Quem ocupa a lateral esquerda é Diallo, lateral do PSG. É um jogador muito eficiente na marcação, que pode também jogar como zagueiro. Bom no desarme e muito forte fisicamente.
Como zagueiro temos o lateral direito do Bayern, Sarr. O jogador de 30 anos é muito veloz e tem ótimo tempo de bola. Em alguns jogos verifiquei que o técnico Cissé escala Sarr na sua posição de origem, na direita, Diallo vai para a defesa e Ciss para a esquerda, mas na maioria das partidas nas eliminatórias e CAN o time jogou dessa forma que estou escalando.
Para completar a defesa, temos o capitão, xerife e para mim um dos melhores zagueiros do mundo, Kalidou Koulibaly do Napoli. É um zagueiro completo, que reúne boa técnica, velocidade, muita força física, tempo de bola quase impecável e uma marcação excelente. Não é à toa que é titular de um dos melhores times italianos há oito anos.
No meio de campo temos mais três jogadores muito conhecidos na Europa: Kouyaté é um dos volantes, jogador do Crystal Palace está há oito temporadas na Premier League e pode também fazer a função de zagueiro e até de um meia mais adiantado. Apesar de ser grandalhão, é veloz e um grande marcador. Sou fã de seu futebol.
O outro volante é Gueye do PSG, um volante dotado de muita técnica e disposição, que também tem uma boa finalização.
Temos ainda Mendy, do Leicester. Ele joga um pouco mais adiantado que os outros integrantes do meio de campo, mas não chega a ser um camisa dez, sendo mais um meia central que é bom nos passes e no controle da posse de bola.
No ataque Senegal conta com dois pontas e um centroavante, Sarr do Watford da Inglaterra costuma ser o ponta pela direta. Ele é um jogador muito criativo, veloz e vigoroso, sendo um jogador destemido, que vai para cima das defesas sem dó.
O craque do time, Sadio Mané costuma jogar mais pela esquerda, posição que lhe consagrou no Liverpool. Ele dispensa apresentações, sendo um dos melhores atacantes do mundo há pelo menos quatro anos.
Por fim, Diédhiou fecha a escalação do esquadrão senegalês. É um centroavante de 29 anos, que já jogou na França, na Inglaterra e que agora está na Liga Turca. É muito goleador, tendo bom posicionamento dentro da área.
Essa Seleção Senegalesa, mesmo jogando com três atacantes, não tem característica muito ofensiva, tanto é observando a média de todos os jogos que fez em 2022 temos 9 partidas disputadas, apenas dez gols anotados e 3 sofridos. Isso resume bem o time, que tem no meio de campo três jogadores fortes na marcação e defensores e laterais muito eficientes.
Ao meu ver é uma das candidatas para passar de fase nesse grupo, trazendo um elenco bem rodado, com jogadores nas melhores ligas do mundo e preparado para competições de grande porte.
Tem um problema que é encarar a favorita do grupo, Holanda, na primeira partida, e começar com uma derrota não é bom sinal, justamente porque promete enfrentar muita pressão ao encarar a anfitriã Catar.
Social Plugin