A série B 2012 acabou com o título de um dos favoritos para este ano, o Goiás. O time do centro-oeste brasileiro fez uma boa campanha, mas não começou com uma campanha de campeão. Foi crescendo dentro da competição e aos poucos foi modelando-se um time entrosado e decidido. Contratou jogadores promissores e experientes, mesclando assim velocidade e bons passes. Não houve um grande destaque na equipe, na verdade a intensão do Goiás foi montar um elenco forte, com peças de reposição, mas acima de tudo um time que sabia administrar bem a bola e preencher os espaços do campo, tanto para atacar como para defender. Para mim o grande destaque da equipe estava no banco de resevas, o técnico Enderson Moreira.
De forma diferente, as campanhas do vice Criciuma e do quarto colocado Vitória foram com um início muito forte, principalmente o time catarinense, que entre as 10 primeiras partidas venceu 8, e isso foi muito bom, pois nas últimas 5 partidas venceu apenas uma, mostrando que também é importante dar uma boa largada em uma competição tão acirrada e longa. Mas de qualquer forma ambos fizeram boas campanhas, o Vitória já vinha bem no começo do ano, até mesmo perdendo o atacante Neto Baiano, que era na época o artilheiro do Brasil, não diminuiu a força do leão baiano. Já o outro classificado Atléico Paranaense, era o principal candidato para o título e acesso. Começou descepcionando com resultados negativos de forma surpreendente no começo da competição. Mas fez um ótimo segundo turno, e ao final presenteoou sua torcida voltando ao seu lugar, a série A. O grande destaque, apesar de não se qualificar, foi o São Caetano, que também reagiu no campeonato, e acabou com os mesmos pontos do 3º e 4º colocado, perdendo apenas no número de vitórias a vaga desejda. A maior surpresa na minha opinião, para o lado positivo, foi a campanha que o Joinville fez. Não que tivesse um mal time no campeonato catarinense, mas não mostrava confiança, manteve a base, contratou algumas peças, e ainda perdeu o bom meia Tiago Real. Não acreditava em mais do que um 10º lugar.
As decepções este ano ficaram pelos favoritos Avaí, Ceará e Guarani, que além de não conseguirem mantêr uma regularidade, tiveram turbulências dentro e fora de campo, que afetou ainda mais a campanha destes clubes. O Avaí começou de forma irregular, mas se manteve perto da zona de acesso a serie A, e pelo time que tinha, parecia que a qualquer momento ia deslanchar. Acontece que primeiramente o time tinha uma dificuldade enorme de marcar gols fora de casa, testou inúmeros atacantes e nenhum dava conta do recado nas finalizações, e para piorar o clube sofreu uma crise econômica precisando vender o maestro e craque Cléber Santana e o zagueiro xerifão Renato Santos ao Flamengo, que para instalar a crise no clube da capital catarinense, não pagou corretamente até hoje. No Ceará as coisas começaram muito ruins, até invasão ao treino do clube, pela torcida revoltada teve. Quando a equipe começou a reagir no campeonato já era tarde demais, e a distância para os que disputaram o título se tornou muito grande, causando um desânimo da equipe que pouco produziu nas últimas rodadas do campeonato. No Guarani a esperança antes do início da competição era grande, já que no Paulistão deste ano o Guarani deu trabalho aos grandes, e surpreendentemente chegou afinal da competição. Mas com a saída de alguns jogadores e a chegada de outros, a esperança foi se reduzindo cada vez mais e o clube que precisava de uma vitória nas últimas 3 partidas, e ainda uma combinação de resultados dificil para ser rebaixado, não conseguiu evitar o decesso.
Os rebaixados Ipatinga e Grêmio Barueri, mostraram desde o início o quanto eram fracos para a série B deste ano, começando muito mal a competição e tendo poucos reações durante a competição. O CRB começou medianamente, porém revelou a fraqueza do seu elenco no final do campeonato, e mesmo vencendo bem o classico na rodada final, não evitou o rebaixamento, e vai disputar a serie C em 2013.
Agora abaixo coloco minha posição sobre os melhores jogadores da série b do brasileirão deste ano, a revelação, o técnico e a seleção:
Revelação:
Danielzinho (SCA)
Melhor jogador:
1- Lucca (CRI)
2- Zé Carlos (CRI)
3- Egídio (GOI)
Melhor técnico:
Enderson Moreira (GOI)
Seleção da serie B:
Social Plugin