Ticker

6/recent/ticker-posts

A Maior rivalidade do futebol mundial

Para aqueles que acham que Brasil e Argentina são grande rivais, não viu nada ainda. A maior rivalidade da história do futebol acontece na Escócia entre as equipes mais tradicionais do país: Celtic Glasgow e Glasgow Rangers. Todavia, essa é uma disputa muito maior do que apenas futebol - por trás disso tudo, o que mais move os torcedores são os conflitos político-religiosos. Nesse derby o confronto real é entre católicos e protestantes.







O Celtic foi criado em 1888 com intuito de aliviar a pobreza ao leste da cidade de Glasgow, de descendentes irlandeses. Seu estádio é o Celtic Park. Celtic foi o primeiro time britânico a ganhar a Champions League, tal acontecimento no ano de 1967. Este time é a parte católica dessa rivalidade e tinha como um dos seus principais patrocinadores o Arcebispo de Glasgow. Além disso, era marcante a presença de padres nas arquibancadas do Celtic Park. Tal afinidade religiosa fez do clube uma verdadeira representação política, sendo para os imigrantes irlandeses na Escócia um referencial para assuntos que não poderiam ser negligenciados, tais como a Home Rule(autonomia irlandesa). Tanto é que um dos primeiros patronos do clube foi um antigo membro do Sinn Féin (movimento político irlandês que outrora fora o braço político do IRA - Exército Republicano Irlandês -, Michael Davitt. O clube, que tem como símbolo o trevo e utiliza as cores verde e branco, tem também a maior torcida da Escócia, cerca de 9 milhões de pessoas. Dois brasileiros já vestiram a camisa do time católico: o meia Juninho Paulista (Campeão mundial em 2002 pela seleção brasileira) e o zagueiro Scheidt, ex-corinthians. Os jogadores mais notáveis da história do clube  foram o sueco Henrik Larson, e os escoceses Jock Stein e Kenny Dalglish.
SIMBOLO DO CELTIC

 ESTÁDIO CELTIC PARK



TORCIDA MAIS APAIXONADA DA ESCÓCIA



Por outro lado, o Glasgow Rangers, fundado em 1872, acabaria adquirindo a identidade de não somente protestante, mas fundamentalmente anticatólica. O Rangers declarou falência no começo deste ano por dever cerca de 26 milhões de euros e foi comprado pelo empresário Charles Green. Vai ter que disputar a terceira divisão, assim como já aconteceu com outros clubes (caso da Fiorentina anos atrás). Todos sabem que com a história deste clube e a sua força ele dará a volta por cima e logo estará de volta a primeira divisão. Seu estádio é o Ibrox Stadium. O Rangers detém o maior número de títulos do campeonato escocês: 54 títulos. Favoráveis ao Reino Unido (manutenção da união política com a Inglaterra), o Rangers tem no escudo as mesmas cores da bandeira inglesa (azul, branco e vermelho). Apenas um brasileiro vestiu a camisa do Rangers, Emerson, ex-jogador do Deportivo la Coruña, Porto e Coritiba. Os maiores jogadores da história do clube são o argentino Caniggia, o americano Claudio Reyna e o zagueiro escocês David Weir.


 GLASGOW RANGERS

 TORCIDA DO RANGERS COMEMORANDO

A incompatibilidade entre esses times aparece ainda em seus apelidos. O Celtic é o Pope's Eleven (“Os 11 do Papa”) ou o time do Papa. O Rangers é o Billy Boys - referência a William III, o rei inglês protestante que, em 1690, reconquistou a Irlanda. A oposição político-religiosa tem também conotação étnica, já que os torcedores do Celtic consideram-se de origem celta, o povo que habitava as ilhas britânicas antes da invasão dos anglo-saxões, no século V, dos quais os torcedores do Rangers se veem descendentes.  Na realidade, os jogadores de ambas as equipes entram em campo não só para conquistar os três pontos de uma vitória, como também lutam pela causa na qual acreditam. Podemos concluir que o futebol, é um reflexo da sociedade, absorvendo e refletindo seus principais aspectos.