ATLÉTICO GOIANIENSE: Apesar da colocação na tabela ser das piores, o time pelo menos reagiu neste final de turno, vencendo palmeiras e são paulo em casa e empatando com corinthians e santos fora de casa. Tem sérios problemas na defesa e no ataque, onde deveria trazer pelo menos um jogador para cada posição. Teve uma perda importante para todo o ano, Bida, a mente criativa do meio de campo foi pego no exame antidoping por ter usado o diurético 'hydrochlorothiazide', substância proibida, e ficará fora dos gramados por um ano. Promete briga forte para fugir do rebaixamento neste turno, ou quem sabe pode até ficar numa posição confortável se conseguir dar seguimento a campanha que fez ao fim do primeiro turno.
Posição: 18º
Aproveitamento: 28,1%
Vitórias: 3
Derrotas: 9
Empates: 7
O Artilheiro: Felipe, 3 gols.
Gols feitos: 20
Gols sofridos: 33
O Destaque: Marcio.
Fique de olho em: Rayllan
O Gol mais bonito: Eron, na vitória de 2x1 sobre o Palmeiras
ATLÉTICO MINEIRO: Não há o que contestar na campanha do Atlético até agora. Além de estar com 1 ponto de vantagem do segundo colocado, ainda tem um jogo a menos. A anos o Galo monta bons times, com um alto investimento e jogadores de nome, mas sempre fazia campanhas ruins e lutava para não cair. Para este ano não foi diferente, o time era forte, venceu o campeonato mineiro e começou bem o Brasileirão. Mas algo faltava, e na hora certa chegou. A "cereja do bolo", Ronaldinho, que caiu muito bem no meio da garotada do meio pra frente e está fazendo um ótimo campeonato. Resta saber se consiguirá agora dar sequência e conquistar o segundo título brasileiro do clube, e elenco tem pra isso.
Posição: 1º
Aproveitamento: 79,6%
Vitórias: 13
Derrotas: 1
Empates: 4
O Artilheiro: Jô, 6 gols.
Gols feitos: 33
Gols sofridos: 13
O Destaque: Ronaldinho.
Fique de olho em: Bernard
O Gol mais bonito: Jô, na vitória de 1x0 sobre o Grêmio
BAHIA: O Bahia faz um campeonato atípico. Nas edições em que participou, sempre se mostrou um time que atuava com muita raça e dificilmente era batido dentro de sua casa, mas das 9 partidas disputadas em Pituaçu, venceu apenas uma. É o time que mais empatou no campeonato, 8 vezes. Errou ao contratar medalhões em má fase, como Kléberson e Mancini, que não saíram da má fase mesmo transferindo-se para o clube. O jeito é contratar jogadores novos ou então investir na base que por sinal é uma das melhores do país. Não vejo forçar pra reagir do jeito que está, para mim o Bahia será um dos rebaixados.
Posição: 16º
Aproveitamento: 29,8%
Vitórias: 3
Derrotas: 8
Empates: 8
O Artilheiro: Souza, 4 gols.
Gols feitos: 15
Gols sofridos: 24
O Destaque: Souza.
Fique de olho em: Gabriel.
O Gol mais bonito: Souza, no empate de 2x2 contra o Coritiba.
BOTAFOGO: Um dos times mais irregulares desse brasileirão, ganha em casa, depois perde fora, depois jogando em casa perde, em seguida ganha fora e assim vai. A entrada de Lodeiro ao time, constituindo o meio campo com Andrezinho, Seedorf e Renato, já mostrou que tem tudo pra dar liga depois da vitória contra o Palmeiras na Sul-americana. Precisa muito de um atacante para o lugar e Herrera e Abreu que deixaram o clube, Elkeson até quebra um galho, mas é um meia. O "fogão" precisa mesmo é de um centroavante de origem. Nas minhas previsões para o segundo turno o Botafogo briga por Libertadores se não tiver problemas com lesões.
Posição: 7º
Aproveitamento: 49,1% Vitórias: 8
Derrotas: 7
Empates: 4
O Artilheiro: Andrezinho, 7 gols.
Gols feitos: 30
Gols sofridos: 24
O Destaque: Andrezinho.
Fique de olho em: Lodeiro.
O Gol mais bonito: Elkeson, na vitória por 3x1 sobre o Bahia.
CORINTHIANS: Por causa da prioridade à Libertadores o "Timão" começou mal o campeonato, e demorou até a primeira vitória aparecer. Quando apareceu também chegou a engatar uma série invicta de dez rodadas. É um time muito equilibrado, ou seja, quase não toma gols por ter uma boa zaga, tem um bom goleiro, bons meias e volantes, e inumeras boas opções ofensivas. Deve fazer um ótimo segundo turno, porém não acrdito em chances de título, pois vai chegar uma certa hora em que vai começar a se preparar para o mundial e tirar o "pézinho do freio". Carece um pouco nas laterais, os laterais do Corinthians não são muito confiáveis, talvez um reforço ali ajudaria um pouco mais o time.
Aproveitamento: 42,1%
Vitórias: 6
Derrotas: 7
Empates: 6
O Artilheiro: Danilo, 5 gols.
Gols feitos: 20
Gols sofridos: 20
O Destaque: Paulinho.
Fique de olho em: Juan Martínez.
O Gol mais bonito: Paulinho, na vitória de 2x0 contra o Cruzeiro.
CORITIBA: Deveria estar mostrando mais futebol pelo time que tem. Podemos até considerar que pelo fator "Copa do Brasil", onde o time chegou a final, pesa um pouco para estar nesta colocação, isto porque utilizou time misto em boa parte do campeonato. Tem algumas carencias como todo time, mas tem uma equipe qualificada e até um bom banco, como Lincoln, Junior Urso, Anderson Aquino e Pereira. Após a lesão do zagueiro e capitão Emerson, a defesa ficou uma bagunça e já acumula 37 gols, sendo a pior defesa do Brasileirão. Deve subir bastante na tabela neste segundo turno, principalmente nos jogos em casa, onde costuma ir muito bem, porém a derrota para o lanterna Figueirense não estava nos planos.
Posição: 15º
Aproveitamento: 33,3% Vitórias: 5
Derrotas: 10
Empates: 4
O Artilheiro: Aquino, Pereira, Leonardo e Ayrton, 3 gols.
Gols feitos: 31
Gols sofridos: 37
O Destaque: Éverton Ribeiro.
Fique de olho em: Ayrton.
O Gol mais bonito: Ayrton, de falta contra o Grêmio na vitória por 2x1.
CRUZEIRO: Por sorte iniciou bem o campeonato, os úlimos resultados vêm sendo ruim. No começo do campeonato apontei que o Cruzeiro talvez até brigasse para não cair, mas acho que com os reforços que vieram durante o campeonato não vai correr este risco. Precisa de muitas contratações para melhorar, principalmente na zaga que está uma confusão e os volantes que estão marcando mal. Montillo não é mais o mesmo que levava o time nas costas no ano passado, e o time sente muito a falta disso. Deve terminar o campeonato no meio da tabela e dificilmente promete luta por Libertadores.
Posição: 8º
Aproveitamento: 49,1%
Vitórias: 8
Derrotas: 7
Empates: 4
O Artilheiro: Wellington Paulista, 6 gols.
Gols feitos: 24
Gols sofridos: 27
O Destaque: Montillo.
Fique de olho em: Fabinho.
O Gol mais bonito: Léo, na derrota de 2x1 para o Internacional.
FIGUEIRENSE: Um time que mostra pouca reação. Não encontra-se tão longe na tabela dos seus concorrentes para fugir do descesso, porém não mostra pouca esperança de que vá conseguir a permanencia. O Figueirense precisa de praticamente tudo. Começando por uma boa diretoria. Em campo precisa de melhores zagueiros, volantes, meias e atacantes. Contratar Loco Abreu para torcida parecia ser a solução, porém Loco nunca vai ser o jogador que cria uma jogada em velocidade abre pro chute e marca um golaço, não resolve nada sozinho. Ele precisa de meias que o sirva e deixe em boas condições de finalizar, porém os meias do clube não consegue criar essas jogadas e os gols não saem. Desde que Ygor foi para o Inter, o meio de campo parece não ter mis identidade. Ganhou uma moral com a vitória sobre o "Coxa", mas precisa mostrar força contra os grandes também. Não vejo força para permanecer, a não ser que contrate, e dessa vez, bem.
Aproveitamento: 24,6%
Vitórias: 3
Derrotas: 11
Empates: 5
O Artilheiro: Caio, 5 gols.
Gols feitos: 18
Gols sofridos: 33
O Destaque: Túlio.
Fique de olho em: Deretti.
O Gol mais bonito: Júlio César, na derrota de 3x1 para o Palmeiras.
FLAMENGO: Se não necessitasse tanto de um zagueiro e um camisa 10, talvez estivesse até brigando por título ou Libertadores. O Flamengo tem um bom time, mas sempre tem a turbulência fora de campo, má administração, conduta de jogador fora de campo, entre outros. A garotada lançada rescentemente está mostrando bom futebol junto com Vagner Love e Renato. Mas pelo que parece, além de não ter "cacife", o Flamengo também não vai correr atrás da contratação de um grande meia para a armação, muito menos um zagueiro. A chegada de Adriano é uma incognita, pode dar certo por ele estar no Rio, em seu clube de coração, onde sempre jogou muito bem, mas também pode dar errado como deu nos últimos clubes onde passou, não preciso nem comentar que a chance de dar errado hoje em dia, nas condições que o atleta está é muito maior.
Aproveitamento: 48,1%
Vitórias: 7
Derrotas: 6
Empates: 5
O Artilheiro: Vágner Love, 9 gols.
Gols feitos: 21
Gols sofridos: 22
O Destaque: Vágner Love.
Fique de olho em: Adryan.
O Gol mais bonito: Renato Abreu, na vitória de 3x2 sobre o Atlético Goianiense.
FLUMINENSE: Como nos anos anteriores, e provavelmente nos próximos, o Fluminense vai brigar pelo título até o fim. Nos últimos anos, junto com o Corinthians, é o melhor clube do Brasil. Tem uma equipe muio forte, com elenco invejável, jogadores como Wagner, Rafael Sóbis e Rafael Moura (antes de se transferir para o Inter) são reservas. O único problema da equipe é conviver com lesões. Deco, Wellington Nem, Diguinho, Fred volta e meia estão no departamento médico, o que atrasa um pouco a vida do Fluminense, mas que mesmo assim, muitas vezes, os garotos que entram, como Samuel, Wallace, Marcos Junior, conseguem dar conta do recado, sem a mesma eficiencia, é claro. Talvez um único reforço para defesa, mesmo sendo a melhor do campeonato, seria bem vindo, já que Leandro Eusébio anda sendo irregular e Anderson não é muito confiável. Acredito que vai ser o campeão, mas na pior das hipósteses termina o campeonato em terceiro lugar.
Aproveitamento: 73,7%
Vitórias: 12
Derrotas: 1
Empates: 6
O Artilheiro: Fred, 9 gols.
Gols feitos: 31
Gols sofridos: 11
O Destaque: Fred.
Fique de olho em: Wallace.
O Gol mais bonito: Thiago Neves, de voleio na vitória no clássico contra o Vasco 2x1.
GRÊMIO: Confesso que eu esperava um pouco mais de um time tão bem estruturado. Claro que falta um reforço para a zaga e levou azar com a perda de Fabio Aurélio para esse ano, mas fora isso tem um grande time. Mas apesar de tudo está por perto dos lideres e acredito que estará na Libertadores do ano que vem. Para brigar por título precisa estruturar melhor sua zaga com mais um bom reforço. Tem um meio campo rechaedo de bons passadores e marcadores, e um ataque com várias boas opções e 2 dos melhores atacanes do Brasil, que são Kleber e Marcelo Moreno.
Posição: 3º
Aproveitamento: 64,9%
Vitórias: 12
Derrotas: 6
Empates: 1
O Artilheiro: Marcelo Moreno, 6 gols.
Gols feitos: 29
Gols sofridos: 16
O Destaque: Fernando.
Fique de olho em: Leandro.
O Gol mais bonito: Marcelo Moreno, na vitória de 3x1 contra o Bahia.
INTERNACIONAL: Tem um dos melhores elencos do Brasil, mas não emplaca. Talvez pelas inúmeras lesões neste ano do craque do time, D'Alessandro,e a perda de Oscar, que deixa assim o time sem um "maestro". Não esta longe de seus concorrentes para brigar pela Libertadores, mas tem potencial para brigar por título com time completo. Forlán ainda não rendeu, e se render conforme o esperado o time vai crescer e muito. A volta de D'Alessandro e Nei, que estão lesionados, Damião, que a pouco voltou da seleção, e Juan que chegou para ser o cherifão da zaga, tem tudo para colocar o clube entre os primeiros colocados da tabela.
Posição: 6º
Aproveitamento: 54,4%
Vitórias: 8
Derrotas: 4
Empates: 7
O Artilheiro: Dagoberto, 4 gols.
Gols feitos: 22
Gols sofridos: 15
O Destaque: Leandro Damião.
Fique de olho em: Fred.
O Gol mais bonito: Dagoberto, na vitória de 2x0 sobre o Coritiba.
NAUTICO: Faz valer seu mando de campo, vencendo 6 das 9 partidas disputadas nos Aflitos, assim colocando o timeem posição confortável. Tem um ataque muito veloz, comandado pelo veterano Araújo e o ídolo da torcida Kieza. Acredito que um reforço no meio campo para ajudar martinez na armação do time seria interessante, mas se mantêr a campanha do primeiro turno no segundo, não correrá riscos de rebaixamento. Outro fator ruim do time é a zaga que teve 29 gols sofridos.
Posição: 11º
Aproveitamento: 42,1%
Vitórias: 7
Derrotas: 9
Empates: 3
O Artilheiro: Araújo e Kieza, 6 gols.
Gols feitos: 24
Gols sofridos: 29
O Destaque: Araújo.
Fique de olho em: Fred.
O Gol mais bonito: Kim, uma pintura, na goleada de 3x0 sobre o Santos.
PALMEIRAS: Apesar da incômoda 17ª posição, o campeão da Copa do Brasil, não deve demorar a se afastar dela. Por priorizar a competição, na qual sagrou-se campeão, e garantiu a vaga para Libertadores de 2013, começou muito mal, escalando times reservas e mistos. Depois disso ainda tem aquele momento de festa, onde os jogadores também não parecem se dedicar muito. Agora o Palmeiras está definitivamente lutando para ocupar melhor posição no Brasileirão. Não sei se já é necessário buscar reforços para agora, até porque como está planejando um time para 2013, retornando a Libertadores, não acredito que vai trazer ninguém para reforçar a equipe. Fato é que tem um bom elenco, com algumas pequenas necessidades, mas precisa muito de Marcos Assunção, sem ele o time não tem "personalidade".
Posição: 17º
Aproveitamento: 28,1%
Vitórias: 4
Derrotas: 11
Empates: 4
O Artilheiro: Barcos, 7 gols.
Gols feitos: 18
Gols sofridos: 23
O Destaque: Barcos.
Fique de olho em: Patrik.
O Gol mais bonito: Barcos, na derrota para o Sport por 2x1.
PONTE PRETA: A macaca começou pregando peças nos grandes clubes brasileiros e fez uma boa campanha nessa primeiro turno, tendo em vista que é um dos clubes candidatos a serie B 2013. Gilson Kleina faz um bom trabalho na equipe de Campinas. Tem um bom meio campo, bons laterais e meias, a única incomodação é a dupla de zaga que é irregular. A defesa é formada por três zagueiros, Tiago Alves, Diego Saccoman e Ferron, destes 3 pode-se dizer que apenas Ferron mantém uma regularidade convincente. Deve permanecer na serie A do Brasileirão se não mexer muito no time.
Posição: 13º
Aproveitamento: 40,4%
Vitórias: 6
Derrotas: 8
Empates: 5
O Artilheiro: Roger, 7 gols.
Gols feitos: 21
Gols sofridos: 26
O Destaque: Cicinho.
Fique de olho em: Rildo.
O Gol mais bonito: Giancarlo, na vitória de 2x1 contra a Portuguesa.
PORTUGUESA: Após cair para segunda divisão do Paulistão, não se esperava nada diferente a não ser uma campanha de derrotas e goleadas, e um rebaixamento certo para Portuguesa. E de fato nas primeiras rodadas foi um verdadeiro "saco de pancadas". Com a chegada do técnico Geninho e alguns reforços, como o matador Bruno Mineiro, o time foi vencendo partidas dentro de casa e de forma surpreendente até empatando com fortes adversários fora de suas dependencias e por incrível que pareça venceu até o 3º colocado Grêmio no Olímpico. Ainda falta um camisa de 10 com mais experiência pro grupo ficar melhor, mas Moisés está dando conta do recado por hora. Ainda assim é candidato a brigar para não cair.
Posição: 14º
Aproveitamento: 38,6%
Vitórias: 5
Derrotas: 7
Empates: 7
O Artilheiro: Bruno Mineiro, 4 gols.
Gols feitos: 17
Gols sofridos: 21
O Destaque: Ananias.
Fique de olho em: Moisés.
O Gol mais bonito: Moisés, na derrota para o Sport por 2x1 na Ilha do Retiro.
SANTOS: Foi figurante da zona de rebaixamento por algum tempo, mas isso antes da volta de Neymar das olimpíadas. Quando Neymar não está em campo o Santos é outro time, mal faz gols e dificilmente vence. Esse é um fato que Murici precisa trabalhar, pois o Santos sabe que perderá Neymar em várias ocasiões no ano com as convocações da seleção, e agora além dele, Arouca, que também pode ser considerado como o segundo jogador mais importante do time terá uma chance na nossa Seleção, que precisa urgentemente de um volante que se indentificque com a camisa amarela. Não acredito em sucesso do Santos esta temporada, não tem um bom elenco, e como disse anteriormente, necessita de Neymar. Deve ficar do meio para cima da tabela, sem Libertadores pra ele.
Posição: 10º
Aproveitamento: 45,6%
Vitórias: 6
Derrotas: 5
Empates: 8
O Artilheiro: Neymar, 5 gols.
Gols feitos:
Gols sofridos:
O Destaque: Neymar.
Fique de olho em: Bruno Peres.
O Gol mais bonito: Neymar na vitória sobre o Figueirense por 3x1 no Scarpelli.
SÃO PAULO: Se não fossem as irregularidades iniciais, já estaria com folga no G-4. Tem um dos melhores elencos do país e não deveria depender tanto de Luis Fabiano e Lucas como depende. Foi Lucas voltar da Seleção Brasileira que o São Paulo começou a vencer partidas, inclusive a "pedra no sapato" Corinthians. Possívelmente figure o G-4 dentro de algumas rodadas e brigará por uma vaguinha na Libertadores, que já não disputa há 3 anos. Precisa torcer para que Luis Fabiano consiga ter uma grande sequência de jogos, pois ultimamente anda sofrendo com algumas lesões consecutivas.
Posição: 5º
Aproveitamento: 54,4%
Vitórias: 10
Derrotas: 8
Empates: 1
O Artilheiro: Luis Fabiano, 9 gols.
Gols feitos: 29
Gols sofridos: 24
O Destaque: Luis Fabiano.
Fique de olho em: Ademílson.
O Gol mais bonito: Oswaldo na goleada de 3x0 sobre a Ponte Preta.
SPORT RECIFE: Contratou jogadores de nome para este campeonato, mas eles não estão correspondendo como se esperava, como Hugo, Cicinho, Edcarlos e Henrique. Não começou mal o campeonato, mas conforme foi se reforçando, por incrível que pareça, o rendimento caiu. Pode deslanchar, tem time para isso, mas acredito que brigará para sair do Z-4 até o final. O destaque principal é para Magrão que está em ótima forma, fazendo grandes defesas e muitas vezes salvando o Leão da Ilha do Retiro, o que já não é mais novidade para ninguém.
Posição: 19º
Aproveitamento: 26,3%
Vitórias: 3
Derrotas: 10
Empates: 6
O Artilheiro: Marquinhos Gabriel, 4 gols.
Gols feitos: 13
Gols sofridos: 26
O Destaque: Magrão.
Fique de olho em: Rildo.
O Gol mais bonito: Marquinhos Gabriel, no empate de 1x1 com o Flamengo.
VASCO: Assim como no ano pasado, o Vasco provavelmente vai lutar até o final pelo título. Teve uma baixa séria que foi a perda de Diego Souza para a Arábia. Para seu lugar contratou Wendel, bom jogador, mas que ainda não rendeu o esperado, e o time sente a falta de Diego Souza, vivendo um pequeno mal momento. Dedé voltou de lesão rescentemente, reforçando a zaga, assim como o equatoriano, bom de bola, Tenório, que alia força e velociade, prometendo para o segundo turno uma boa dupla com Alecsandro, já que Éder Luisa já não é mais o mesmo. O bom e velho Juninho Pernambucano ainda é o craque do time e está jogando muita bola. Felipe precisa reder um pouco mais.
Posição: 4º
Aproveitamento: 61,4%
Vitórias: 10
Derrotas: 4
Empates: 5
O Artilheiro: Alecsandro, 8 gols.
Gols feitos: 25
Gols sofridos: 17
O Destaque: Juninho Pernambucano.
Fique de olho em: Douglas.
O Gol mais bonito: Alecsandro, na vitória de 1x0 contra a Lusa.
Posição: 3º
Aproveitamento: 64,9%
Vitórias: 12
Derrotas: 6
Empates: 1
O Artilheiro: Marcelo Moreno, 6 gols.
Gols feitos: 29
Gols sofridos: 16
O Destaque: Fernando.
Fique de olho em: Leandro.
O Gol mais bonito: Marcelo Moreno, na vitória de 3x1 contra o Bahia.
INTERNACIONAL: Tem um dos melhores elencos do Brasil, mas não emplaca. Talvez pelas inúmeras lesões neste ano do craque do time, D'Alessandro,e a perda de Oscar, que deixa assim o time sem um "maestro". Não esta longe de seus concorrentes para brigar pela Libertadores, mas tem potencial para brigar por título com time completo. Forlán ainda não rendeu, e se render conforme o esperado o time vai crescer e muito. A volta de D'Alessandro e Nei, que estão lesionados, Damião, que a pouco voltou da seleção, e Juan que chegou para ser o cherifão da zaga, tem tudo para colocar o clube entre os primeiros colocados da tabela.
Posição: 6º
Aproveitamento: 54,4%
Vitórias: 8
Derrotas: 4
Empates: 7
O Artilheiro: Dagoberto, 4 gols.
Gols feitos: 22
Gols sofridos: 15
O Destaque: Leandro Damião.
Fique de olho em: Fred.
O Gol mais bonito: Dagoberto, na vitória de 2x0 sobre o Coritiba.
NAUTICO: Faz valer seu mando de campo, vencendo 6 das 9 partidas disputadas nos Aflitos, assim colocando o timeem posição confortável. Tem um ataque muito veloz, comandado pelo veterano Araújo e o ídolo da torcida Kieza. Acredito que um reforço no meio campo para ajudar martinez na armação do time seria interessante, mas se mantêr a campanha do primeiro turno no segundo, não correrá riscos de rebaixamento. Outro fator ruim do time é a zaga que teve 29 gols sofridos.
Posição: 11º
Aproveitamento: 42,1%
Vitórias: 7
Derrotas: 9
Empates: 3
O Artilheiro: Araújo e Kieza, 6 gols.
Gols feitos: 24
Gols sofridos: 29
O Destaque: Araújo.
Fique de olho em: Fred.
O Gol mais bonito: Kim, uma pintura, na goleada de 3x0 sobre o Santos.
PALMEIRAS: Apesar da incômoda 17ª posição, o campeão da Copa do Brasil, não deve demorar a se afastar dela. Por priorizar a competição, na qual sagrou-se campeão, e garantiu a vaga para Libertadores de 2013, começou muito mal, escalando times reservas e mistos. Depois disso ainda tem aquele momento de festa, onde os jogadores também não parecem se dedicar muito. Agora o Palmeiras está definitivamente lutando para ocupar melhor posição no Brasileirão. Não sei se já é necessário buscar reforços para agora, até porque como está planejando um time para 2013, retornando a Libertadores, não acredito que vai trazer ninguém para reforçar a equipe. Fato é que tem um bom elenco, com algumas pequenas necessidades, mas precisa muito de Marcos Assunção, sem ele o time não tem "personalidade".
Posição: 17º
Aproveitamento: 28,1%
Vitórias: 4
Derrotas: 11
Empates: 4
O Artilheiro: Barcos, 7 gols.
Gols feitos: 18
Gols sofridos: 23
O Destaque: Barcos.
Fique de olho em: Patrik.
O Gol mais bonito: Barcos, na derrota para o Sport por 2x1.
PONTE PRETA: A macaca começou pregando peças nos grandes clubes brasileiros e fez uma boa campanha nessa primeiro turno, tendo em vista que é um dos clubes candidatos a serie B 2013. Gilson Kleina faz um bom trabalho na equipe de Campinas. Tem um bom meio campo, bons laterais e meias, a única incomodação é a dupla de zaga que é irregular. A defesa é formada por três zagueiros, Tiago Alves, Diego Saccoman e Ferron, destes 3 pode-se dizer que apenas Ferron mantém uma regularidade convincente. Deve permanecer na serie A do Brasileirão se não mexer muito no time.
Posição: 13º
Aproveitamento: 40,4%
Vitórias: 6
Derrotas: 8
Empates: 5
O Artilheiro: Roger, 7 gols.
Gols feitos: 21
Gols sofridos: 26
O Destaque: Cicinho.
Fique de olho em: Rildo.
O Gol mais bonito: Giancarlo, na vitória de 2x1 contra a Portuguesa.
PORTUGUESA: Após cair para segunda divisão do Paulistão, não se esperava nada diferente a não ser uma campanha de derrotas e goleadas, e um rebaixamento certo para Portuguesa. E de fato nas primeiras rodadas foi um verdadeiro "saco de pancadas". Com a chegada do técnico Geninho e alguns reforços, como o matador Bruno Mineiro, o time foi vencendo partidas dentro de casa e de forma surpreendente até empatando com fortes adversários fora de suas dependencias e por incrível que pareça venceu até o 3º colocado Grêmio no Olímpico. Ainda falta um camisa de 10 com mais experiência pro grupo ficar melhor, mas Moisés está dando conta do recado por hora. Ainda assim é candidato a brigar para não cair.
Posição: 14º
Aproveitamento: 38,6%
Vitórias: 5
Derrotas: 7
Empates: 7
O Artilheiro: Bruno Mineiro, 4 gols.
Gols feitos: 17
Gols sofridos: 21
O Destaque: Ananias.
Fique de olho em: Moisés.
O Gol mais bonito: Moisés, na derrota para o Sport por 2x1 na Ilha do Retiro.
SANTOS: Foi figurante da zona de rebaixamento por algum tempo, mas isso antes da volta de Neymar das olimpíadas. Quando Neymar não está em campo o Santos é outro time, mal faz gols e dificilmente vence. Esse é um fato que Murici precisa trabalhar, pois o Santos sabe que perderá Neymar em várias ocasiões no ano com as convocações da seleção, e agora além dele, Arouca, que também pode ser considerado como o segundo jogador mais importante do time terá uma chance na nossa Seleção, que precisa urgentemente de um volante que se indentificque com a camisa amarela. Não acredito em sucesso do Santos esta temporada, não tem um bom elenco, e como disse anteriormente, necessita de Neymar. Deve ficar do meio para cima da tabela, sem Libertadores pra ele.
Posição: 10º
Aproveitamento: 45,6%
Vitórias: 6
Derrotas: 5
Empates: 8
O Artilheiro: Neymar, 5 gols.
Gols feitos:
Gols sofridos:
O Destaque: Neymar.
Fique de olho em: Bruno Peres.
O Gol mais bonito: Neymar na vitória sobre o Figueirense por 3x1 no Scarpelli.
SÃO PAULO: Se não fossem as irregularidades iniciais, já estaria com folga no G-4. Tem um dos melhores elencos do país e não deveria depender tanto de Luis Fabiano e Lucas como depende. Foi Lucas voltar da Seleção Brasileira que o São Paulo começou a vencer partidas, inclusive a "pedra no sapato" Corinthians. Possívelmente figure o G-4 dentro de algumas rodadas e brigará por uma vaguinha na Libertadores, que já não disputa há 3 anos. Precisa torcer para que Luis Fabiano consiga ter uma grande sequência de jogos, pois ultimamente anda sofrendo com algumas lesões consecutivas.
Posição: 5º
Aproveitamento: 54,4%
Vitórias: 10
Derrotas: 8
Empates: 1
O Artilheiro: Luis Fabiano, 9 gols.
Gols feitos: 29
Gols sofridos: 24
O Destaque: Luis Fabiano.
Fique de olho em: Ademílson.
O Gol mais bonito: Oswaldo na goleada de 3x0 sobre a Ponte Preta.
SPORT RECIFE: Contratou jogadores de nome para este campeonato, mas eles não estão correspondendo como se esperava, como Hugo, Cicinho, Edcarlos e Henrique. Não começou mal o campeonato, mas conforme foi se reforçando, por incrível que pareça, o rendimento caiu. Pode deslanchar, tem time para isso, mas acredito que brigará para sair do Z-4 até o final. O destaque principal é para Magrão que está em ótima forma, fazendo grandes defesas e muitas vezes salvando o Leão da Ilha do Retiro, o que já não é mais novidade para ninguém.
Posição: 19º
Aproveitamento: 26,3%
Vitórias: 3
Derrotas: 10
Empates: 6
O Artilheiro: Marquinhos Gabriel, 4 gols.
Gols feitos: 13
Gols sofridos: 26
O Destaque: Magrão.
Fique de olho em: Rildo.
O Gol mais bonito: Marquinhos Gabriel, no empate de 1x1 com o Flamengo.
VASCO: Assim como no ano pasado, o Vasco provavelmente vai lutar até o final pelo título. Teve uma baixa séria que foi a perda de Diego Souza para a Arábia. Para seu lugar contratou Wendel, bom jogador, mas que ainda não rendeu o esperado, e o time sente a falta de Diego Souza, vivendo um pequeno mal momento. Dedé voltou de lesão rescentemente, reforçando a zaga, assim como o equatoriano, bom de bola, Tenório, que alia força e velociade, prometendo para o segundo turno uma boa dupla com Alecsandro, já que Éder Luisa já não é mais o mesmo. O bom e velho Juninho Pernambucano ainda é o craque do time e está jogando muita bola. Felipe precisa reder um pouco mais.
Posição: 4º
Aproveitamento: 61,4%
Vitórias: 10
Derrotas: 4
Empates: 5
O Artilheiro: Alecsandro, 8 gols.
Gols feitos: 25
Gols sofridos: 17
O Destaque: Juninho Pernambucano.
Fique de olho em: Douglas.
O Gol mais bonito: Alecsandro, na vitória de 1x0 contra a Lusa.
SELEÇÃO DO PRIMEIRO TURNO:
Social Plugin