Ticker

6/recent/ticker-posts

Seleção dos Melhores do Século XXI



Se fossemos reunir os melhores jogadores do século atual em um time, quem seriam os convocados? Em minha opinião os melhores seriam:

1 - Oliver Kahn (Alemanha) - Único goleiro a conquistar o prêmio de melhor jogador de um torneio da FIFA. Iniciou a carreira em sua cidade natal, Karlsruher. Depois de sete anos no time, transferiu-se para o Bayern, onde foi grande ídolo. Pela seleção alemã, Kahn disputou 86 partidas. Teve a infelicidade de falhar na final da Copa do Mundo de 2002, no gol de Ronaldo, mas se não fosse por ele, provavelmente a Alemanha não chegaria tão longe na competição. 


2 - Lilian Thuram (França) - Foi um dos grandes jogadores da conquista da Copa do Mundo de 1998 da Seleção Francesa. Atuava como lateral e também como zagueiro. Foi um dos melhores marcadores que já vi jogar. Era também muito veloz e versátil. Thuram começou jogando pelo Monaco em 1991. Em 1996 transferiu-se para o Parma, onde acredito ter sido melhor momento de sua carreira. Após o título da Copa da UEFA, foi brilhar em Turim, pela Juventus. Perto da aposentadoria, Thuram foi para Barcelona, onde atuou por mais duas temporadas. Pela França, fez 142 partidas, marcando dois gols, curiosamente no mesmo jogo. 


3 - Fabio Cannavaro (Itália) - Outro grande defensor da história da Juventus. Cannavaro foi o único jogador do setor defensivo eleito melhor jogador do mundo. Com a conquitsa da Itália em 2006, viveu sua melhor fase. Na Itália, jogou no Naploi, Parma, Inter e Juventus. Ainda jogou pelo Real Madrid e Al- Ahli (Emirados Árabes). Foi um zagueiro muito raçudo, e o que mais surpreendia, é que com apenas 1,76 m, fazia muitos gols de cabeça, devido a sua invejável impulsão. Disputou 136 jogos pela sua seleção, marcando dois gols.


4 - Jaap Stam (Holanda) - Incansável zagueiro holandês. Stam chegava a ser um pouco "bruto" em algumas jogadas, mas era quase impossível passar por esse "paredão". Também poderia atuar como lateral direito, mas onde rendia mais o seu futebol era atuando mesmo no miolo da zaga. Costumava marcar muitos gols de cabeça e também com fortes chutes em cobranças de falta. Stam foi ídolo em todos os times que passou, como no PSV, Manchester United, Lazio, Milan e Ajax. Pela seleção holandesa foram 67 partidas disputadas e três gols marcados. 


5 - Edgar Davids (Holanda) - Um dos jogadores mais completos da história do futebol. Marcava como ninguém, tinha bons passes, habilidade, bom chute e era muito veloz. Por incrível que pareça, hoje com 40 anos, ainda está em atividade pelo clube Barnet, da quarta divisão inglesa. Fez parte daquele sensacional time do Ajax, campeão da Champions League. Brilhou também nos italianos Milan, Inter e Juventus, e no espanhol Barcelona. Pela seleção holandesa atuou em 74 jogos, marcando seis gols.


6 - Roberto Carlos (Brasil) - Dificilmente alguém irá contestar que Roberto Carlos foi o melhor lateral esquerdo deste século até o momento, e dificilmente alguém irá superá-lo. Forte marcação, chutes mortais, lançamentos precisos, bom passe, resistência e velocidade, um lateral perfeito. Quase chegou a completar 600 jogos pelo Real Madrid, sendo um dos jogadores que mais vezes atuou na história do clube. Hoje é técnico do Sivasspor, da Turquia. Pela nossa seleção, Roberto fez 11 gols em 125 jogos. 


7 - Cristiano Ronaldo (Portugal) - Para mim o jogador mais completo que já vi jogar. Domina todos os fundamentos do futebol, e ainda é melhor em quase todos eles. Surgiu na base do Sporting, e logo foi contratado pelo Manchester. Chegou ao clube inglês sem badalações, junto com Ânderson, que foi a contratação mais esperada na época. Aos poucos foi se tornado titular e conquistando a torcida com seus dribles humilhantes, os chutes certeiros com ambas as pernas e as faltas perfeitas. Hoje é ídolo em Madrid, onde não para de fazer gols. Para coroar sua carreira, só precisa ainda de mais destaque com a seleção de seu país. Por Portugal , até o momento, são 107 partidas e 43 gols.


8 - Rivaldo (Brasil) - Marcou época em Barcelona, onde só faltou fazer chover. Autor de golaços e lances incríveis, foi um dos jogadores mais habilidosos de todos os tempos. Ganhou muitos títulos pelo clube catalão, inclusive o de melhor jogador do mundo. Após ter problemas com o técnico holandês Van Gaal, trocou o Barça pelo Milan, onde não conseguiu ter uma boa sequência. Assim como Davids, Rivaldo é outro quarentão em atividade. Com a camisa da seleção brasileira jogou 74 partidas e marcou 35 gols.


9 - Messi (Argentina) - Jogador mais vezes eleito melhor do mundo pela Bola de Ouro da FIFA. Possui apenas 26 anos e ainda pode mostrar muito ao futebol. Messi saiu cedo de seu país, cerca de 13 anos de idade, para jogar na base do Barcelona. Tinha um problema físico que não o deixaria crescer, porém o Barcelona resolver arcar com os custos do caro tratamento, e hoje colhe os frutos do investimento feito. Assim como CR7, Messi também não tem tanto sucesso com a seleção de seu país. Marcou 37 gols em 83 jogos.


10 - Zidane (França) - Maior craque do futebol francês, Zidane foi o jogador mais habilidoso que ví jogar. Quem o via jogando, tinha a impressão de que era fácil jogar futebol. Justamente porque para ele parecia fácil mesmo. Cada partida que o francês atuava, acabava virando um show de categoria, passes precisos, lindos lançamentos e dribles. Brilhou intensamente vestindo a camisa da Juventus e principalmente do galático Real Madrid. Foi eleito melhor jogador do mundo em três oportunidades. O atual auxiliar técnico do Real Madrid, marcou 31 gols em 108 jogos pela seleção francesa.


11 - Romário (Brasil) - Melhor finalizador de todos os tempos! O baixinho era o "terror" dos adversários dentro da área, onde dificilmente disperdiçava uma oportunidade de gol. Não é a toa que marcou mais de 1000 gols na carreira. Craque do Flamengo, Vasco, PSV, La Coruña e Barcelona, o atacante esbanjava velocidade em arrancadas e uma facilidade incrível de achar brechas nas defesas. Sempre foi muito polêmico fora e dentro de campo, principalmente pelo temperamento forte e a sinceridade, que nem sempre foi bem aceita por todos. Tem uma média incrível vestindo a amarelinha: 85 jogos e 71 gols.


É claro que infelizmente tive que deixar muitos craques fora desta lista, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Patrick Vieira, Beckham, Maldini, Gerrard, Buffon, Figo...E você o que acha? Quem mudaria? Espero comentários.