Ticker

6/recent/ticker-posts

Aliança entre as Torcidas Organizadas

Com certeza você já deve ter notado por aí, que algumas torcidas organizadas se encontram em paz e nunca tiveram problemas umas com as outras. Também é de conhecimento de todos que muitas delas ao se encontrarem resolvem cair na pancadaria, aparentemente sem motivos. No início dos anos 90  formaram-se três alianças, que são:


UNIÃO PUNHO CRUZADO: É considerada a maior união de torcidas organziadas do país. Este gesto teve sua origem em 1986 com a amizade entre as organizadas Torcida Tricolor Independente (São Paulo) e a Torcida Jovem Flá (Flamengo). Em 1993, a Máfia Azul (Cruzeiro) também se aliou. Dez anos mais tarde, na final da Copa do Brasil de 2003, se envolveu em uma briga com a Jovem Flá, desligando-se da aliança. Porém a amizade com as outras torcidas da união ainda permanece. Ainda se juntaram a Punho Cruzado, as torcidas Camisa 12 (Internacional), Torcida Jovem do Sport e a Dragões Atleticanos (Atlético Goianiense).


UNIÃO PUNHO COLADO: Esta aliança é formada por apenas três torcidas, mas possui algumas agregadas.  Fúria Independente do Paraná Clube, Fúria Independente do Guarani e Young Flu (Fluminense) formam a corrente. As agregadas são: Torcida Raça Tricolor (Paulista de Jundiaí), Falange Tricolor (Fluminense-BA), Pavilhão 6 (Remo), Fúria Marcilista (Marcílio Dias). O simbolo do punho colado, formado por duas mãos se encontrando, representa a união de uma torcida com a outra e a união da torcida organizada com seu clube.



UNIÃO DEDO PRO ALTO: Formada pela Mancha Verde (Palmeiras), Galoucura (Atlético Mineiro), Força Jovem do Vasco, Jovem do Grêmio, Bamor (Bahia), Inferno Coral (Santa Cruz), Mancha Azul (Avaí) e Terror Bicolor (Paysandú). A Império Verde, do Coritiba, também era integrante da união, mas após uma partida entre Vasco e Coritiba, no ano de 2003, alguns torcedores do Vasco agrediram jogadores do Coritiba, fazendo as torcidas entrarem em conflito. Apesar disto a Império Verde mantém amizade com as demais torcidas do grupo.



As torcidas Raça Rubro-Negra (Flamengo), Gaviões da Fiel (Corinthians), Jovem do Santos, Geral do Grêmio e Fúria Jovem do Botafogo rejeitaram agrupamentos. 

FONTE: REVISTA PLACAR  DE NOVEMBRO